Chantagem tarifária de Trump contra o Brasil ecoa no mundo todo
10/07/2025
(Foto: Reprodução) Segundo o presidente dos EUA, a taxação de 50% dos produtos brasileiros de exportação é uma represália ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e também por causa de ações no STF sobre gigantes americanos das redes sociais. Imprensa mundial repercute tarifaço de Donald Trump contra o Brasil
A decisão do presidente dos Estados Unidos de interferir em ações que tramitam no STF - Supremo Tribunal Federal brasileiro por meio de uma chantagem tarifária teve repercussão no mundo inteiro. A edição desta quinta-feira (10) do Jornal Nacional começa exatamente com o tratamento que a imprensa internacional deu ao anúncio de Donald Trump de que taxaria em 50% os produtos brasileiros de exportação. Segundo Trump, uma represália ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe e também por causa de ações no STF sobre gigantes americanos das redes sociais.
O “New York Times” afirma que "Brasil e Estados Unidos parecem ter aberto uma guerra comercial repentina”. Diz ainda que "essa disputa tem potencial para grandes repercussões econômicas e políticas, especialmente no Brasil” e que "Trump tenta usar as tarifas para intervir em um julgamento criminal em país estrangeiro”.
O “Washington Post” avalia que o anúncio de Trump "marca uma forte escalada na disputa diplomática sobre o processo movido contra Jair Bolsonaro, por seu suposto papel em uma conspiração para manter o poder após a derrota eleitoral em 2022”. O jornal americano lembra que, ao entrevistar Jair Bolsonaro em abril, o ex-presidente disse que "aguardava uma declaração de Trump sobre o julgamento dele”. A reportagem também diz que o deputado federal licenciado "Eduardo Bolsonaro havia viajado para os Estados Unidos para tentar conseguir apoio para o pai, aparentemente sem resultado”.
Chantagem tarifária de Trump contra o Brasil ecoa no mundo todo
Jornal Nacional/ Reprodução
Na França, o jornal “Le Monde” afirma que "foram meses de ameaça" e que "Trump usa taxas alfandegárias para apoiar Jair Bolsonaro”.
O espanhol “El País” diz que "Trump lançou seu ataque mais brutal contra o Brasil" e que "a má notícia para os americanos é que o aumento das tarifas pode impactar seus cafés da manhã e lanches, já que um terço do café e metade do suco de laranja que o país importa vêm do Brasil”.
O “Financial Times”, do Reino Unido, especializado em economia, avalia que esse episódio aumenta as tensões entre Estados Unidos Brasil, e lembra que essa decisão de Trump faz parte de uma série de ataques mais amplos, que só nos últimos dias atingiu 22 países.
O britânico “Guardian” chamou atenção para o tom da carta: "Trump evitou sua carta-modelo padrão e criticou o julgamento que Bolsonaro enfrenta".
A rede BBC afirma que "a mensagem enviada ao Brasil foi muito mais direcionada" e lembra que Trump e Bolsonaro "perderam eleições presidenciais e se recusaram a reconhecer a derrota publicamente”.
LEIA TAMBÉM
Em carta dirigida a Lula, Trump ataca ações no STF sobre Bolsonaro e as gigantes das redes sociais
Brasil sobretaxado: Lula diz que haverá resposta a Trump com uso da lei de reciprocidade econômica
Agro e indústria dizem que sobretaxas de Trump são injustas e ameaçam empregos
Quais são os 10 produtos brasileiros mais exportados para os EUA e os impactos da tarifa de 50%?
Brasileiros 'invadem' perfil de Trump e dominam comentários: 'Deixe o Brasil em paz'